Foto do Perfil :: minhacozinhavirouumjardim.com.br

Olá, bem vindos à minha cozinha! Meu nome é Verena Kacinskis e este é meu pequeno santuário. Comecei este blog em 2015 para registrar as receitas que eu comecei a fazer quando virei vegana, e desde então tenho observado com a maior alegria ele crescer e tomar vida própria.


QUEM SOU EU

Eu moro em Brasília e trabalho como psicóloga e terapeuta de uma técnica incrível chamada BodyTalk. Eu não paro quieta, faço mil coisas ao mesmo tempo e tenho uma ideia nova a cada semana, que eu prometo para mim mesma que ainda vou colocar em prática algum dia. Sou casada com o Fábio – um cara muito legal e provador oficial das minhas receitas – e dividimos nossa casa com os gatos Dexter e Maya.

Além deste blog, também escrevo neste site sobre autoconhecimento, viajo pelo Brasil traduzindo e fazendo cursos de BodyTalk, administro minha clínica e AMO ler, estudar e falar sobre saúde, alimentação e escolhas sustentáveis.

A história do Minha Cozinha começa em 2012, quando eu entrei em contato com alguns livros e documentários sobre a indústria dos alimentos. Li muito sobre os efeitos prejudiciais dos alimentos refinados e processados, aprendi que o leite que eu tomava estava cheio de hormônios, descobri que por trás da bolacha recheada que eu consumia havia muitos ingredientes que definitivamente não tinham nascido de dentro da terra.

De alguma forma, aquelas informações fizeram sentido para mim. Apesar de eu nunca ter estudado nutrição, não saber cozinhar mais do que 4 pratos diferentes e nunca ter me interessado pelo assunto, algo dentro de mim foi mudando lenta e definitivamente. Aos poucos fui diminuindo o consumo de alimentos industrializados e, quase sem perceber, também fui diminuindo a quantidade de carne no meu cardápio. Meu corpo também foi mudando, ficou mais ágil, e eu fiquei mais presente, mais em contato com ele.

Em 2013, resolvi parar de consumir todos os tipos de carne. A experiência foi tão legal que no ano seguinte, mais precisamente no dia 1° de janeiro de 2014, o Fábio e eu paramos de comer qualquer produto de origem animal, e isso mudou TUDO! Sei que parece clichê, eu mesma fico cheia de reservas em falar isto em voz alta, mas foi como se um véu tivesse caído e eu tivesse enxergado algumas coisas pela primeira vez.

De repente foi como se eu estivesse finalmente entendendo na prática aquilo que eu lia e ouvia há muitos anos em minhas buscas pessoais por mais saúde e autoconhecimento: estamos todos MUITO conectados. Os animais, as plantas, as pedras, os seres humanos, minhas emoções, as suas, as batidas do coração do cachorro do vizinho, o canto das baleias do Alaska e o movimento de rotação de Marte. Tudo o que eu faço – tudo! – influencia todo o resto.

Até minha relação com as plantas e o animais, que até então se resumia a um carinho distante na cachorra que mora com os meus pais e algumas tentativas mal sucedidas de manter alguns cactos vivos na minha casa, mudou. Pela primeira vez na minha vida, eu me  senti parte integrante da natureza.

Foi assim que a minha cozinha se encheu de verduras, legumes, frutas e virou a metáfora de um grande jardim, e esse jardim me abriu para o mundo.


FILOSOFIA DO MINHA COZINHA

O que me encanta e me empolga é fazer receitas descomplicadas com ingredientes simples e naturais. Ponto.

Isso significa que eu evito usar todos os tipos de alimentos processados, de bolachas a ketchup. Essa é uma escolha pessoal e você pode adaptar as receitas do site ao seu gosto e rotina. Evitar não quer dizer que eu não use uma mostarda ou concentrado de tomate aqui e ali. Quer só dizer que eu tento ao máximo substituir esses ingredientes por outras coisas mais naturais.

Eu acho que não faz muito sentido empanturrar meu organismo de químicos, conservantes, estabilizantes, corantes… Se a comida não sai assim da terra, para quê vou colocá-la desse jeito no meu corpo? Se o suco de laranja natural só dura alguns dias na minha geladeira, tem alguma coisa estranha em um suco que dura meses dentro de uma caixinha em uma prateleira de mercado, né? Essa é a minha lógica na hora de escolher meus alimentos. Por isso, hoje em dia minhas compras são quase todas feitas no Ceasa e em lojas de produtos naturais.

Minha receitas são todas veganas porque eu não uso nenhum ingrediente de origem animal – realmente acho que podemos nutrir nosso corpo exclusivamente com a enorme variedade de vegetais que o planeta nos oferece.

Além disso tudo, tenho uma missão pessoal de mostrar aqui no blog que cozinhar em casa e comer bem é possível, SIM! Com a ajuda de rotinas SIMPLES e algumas PEQUENAS mudanças de hábitos, todo mundo pode comer bem, se sentir bem e se divertir durante o processo.

Nos meus sonhos e desejos para este blog, vejo todas as pessoas passeando por aqui. Você pode ser vegano há muitos anos em busca de novas receitas para diversificar seu cardápio. Pode estar flertando com a ideia ou pode estar parando agora de consumir alimentos de origem animal. Ou você pode não ter planos de parar de consumir carne mas sente curiosidade e quer encontrar receitas mais naturais para incorporar ao seu cardápio.

Antes de terminar, deixa eu te falar mais uma coisinha: uma parte da diversão do blog acontece no Instagram. Eu amo aquele espaço e estou sempre compartilhando alguma coisa por lá. Então, se quiser seguir o Minha Cozinha no Insta, eu vou adorar!

Bem vinda/o à minha cozinha e ao meu jardim! :)

Minha Cozinha Virou Um Jardim


: Marca Minha Cozinha Virou Um Jardim desenvolvida pela minha amiga super-talentosa Raquel Salaro :