ALMÔNDEGAS BÁSICAS DE FEIJÃO, SHITAKE E ESPINAFRE

almôndegas de feijão, shitake e espinafre-12

A Kristy Turner fez uma coisa que eu adorei no livro Vegano? Por que não?. Ela criou 125 receitas que vão se combinando, se misturando. Ela começa ensinando a fazer uns queijinhos, e ao longo do livro sugere que a gente use esses queijos junto com as receitas mais complexas. Aí ela mostra uma “fritada” de cogumelos, e sugere que a fritada acompanhe mais dois ou três pratos do livro. E assim vai.

Ela reaproveita as mesmas ideias ao longo do livro, mostrando como alguns pratos podem virar muitos outros. Esse livro me inspira diariamente, e eu adoro a ideia de ter receitas básicas aqui no blog que vão poder aparecer daqui a meses, anos, complementando outros pratos, ou atualizadas em novos formatos.

Uma dessas receitas básicas do Minha Cozinha é esta almôndega. Pense nela como a base de muitas outras delícias que você vai poder criar. Daqui podem sair croquetes, hambúrgueres, outros tipos de almôndegas, “bolos de carne”. Uff!

almôndegas de feijão, shitake e espinafre

Criar bolinhos, hambúrgueres e outras veganices que mantenham o formato das versões originais que levam carne, é um desafio. Sem o ovo para dar a liga e a proteína da carne para grudar tudo junto, eles costumam se desfazer mesmo. Então o esquema é ficar sempre atenta para equilibrar os ingredientes e manter a forma sem comprometer a textura e o sabor

O segredo do sucesso, para recriar receitas neste formato, é usar ingredientes secos e úmidos combinados, para que a massa tenha liga mas não fique nem muito ressecada (senão esfarela depois de assada), nem muito aguada (senão fica mole e não forma as almôndegas). Aqui tem feijão na parte seca, shitake e os outros ingredientes refogados na parte molhada. A medida dessa umidade, nesta receita aqui, fica por conta da farinha de amêndoas. Eu poderia ter usado aveia, por exemplo, mas a farinha de amêndoas dá uma leveza especial. E aposto que, a esta altura, você já deve ter todos (ou quase todos) estes ingredientes em casa. Não é?

almôndegas de feijão, shitake e espinafre-4

almôndegas de feijão, shitake e espinafre-5

Aí chega a hora de enrolar. Você sabe que a massa está no ponto quando ela não esfarela nem gruda na sua mão. E para enrolar, o truque é deixar as mãos sempre úmidas.

Para deixar todas as almôndegas do mesmo tamanho, eu uso um medidor de colher como concha. É bem prático e fica uma belezinha!

almôndegas de feijão, shitake e espinafre-6.jpg

E uma última coisa: se você quiser sentir o sabor incrível que a gente sentiu aqui em casa quando devoramos esta receita no almoço, sugiro que cozinhe o arroz preto com o suco de 1 limão (para cada xícara de arroz na panela), cubra com o melhor molho de tomate que você souber fazer, e complemente com o parmesão maravilhoso onipresente que – eu espero – já virou despensa básica na sua casa.almôndegas de feijão, shitake e espinafre-7almôndegas de feijão, shitake e espinafre-10Eu consigo imaginar estas almôndegas acompanhando a salada de lentilhas, folhas verdes e cenouras assadas, complementando este creme de abóbora e leite de coco ou servida com o pesto de castanha de caju e parmesão. Vai lá e divirta-se!


ALMÔNDEGAS DE FEIJÃO, SHITAKE E ESPINAFRE

Rendimento: 28 almôndegas

Tempo de preparo: 30 min
Tempo de forno: 30 a 40 min
Tempo total: 60 a 70 min

ingredientes
1 colh. (sopa) de farinha de linhaça
3 colh. (sopa) água filtrada
1 colh. (sopa) de azeite de oliva
1 xíc. de cebola picada (aprox. 1/2 cebola grande)
1 xíc. de shitake cortado em cubos
1/2 colh. (chá) de sal rosa
1 xíc. de espinafre picado
1/4 colh. (chá) de manjericão seco
2 xíc. de feijão cozido e bem macio (para esta receita, usei o feijão rajado)
1/2 xíc. de farinha de amêndoas
1/4 xíc. de salsinha picada
1/4 xíc. de semente de girassol sem casca e sem sal
pimenta do reino a gosto

modo de fazer
1. Em uma tigela pequena, misture a farinha de linhaça e a água. Deixe descansando enquanto prepara o resto dos ingredientes.
2. Aqueça uma frigideira grande em fogo médio. Quando estiver quente, coloque o azeite e a cebola. Refogue até a cebola estar translúcida e começando a dourar, aprox. 3 min.
3. Acrescente o shitake, o sal e pimenta do reino a gosto e refogue por mais 3 min, até o shitake ficar dourado.
4. Acrescente o espinafre e refogue por mais uns 2 min.
5. Desligue o fogo e coloque o manjericão seco na frigideira. Misture e deixe a erva soltar o aroma e o sabor.
6. Coloque o feijão, a farinha de amêndoas e metade da salsinha no processador. Acrescente o conteúdo da frigideira. Processe na velocidade média por aprox. 10 seg.
7. Acrescente o gel de linhaça e as sementes de abóbora. Processe por mais 15 a 20 seg. Prove e ajuste o sal e a pimenta e processe mais um pouco, se necessário. Você quer que a mistura vire uma pasta, mas não tem problema deixar alguns pedaços de feijão ou semente de abóbora. Se estiver muito molhada, acrescente mais farinha de amêndoas, 1 colher de sopa de cada vez.
8. Transfira essa massa para um pote ou tijela. Se estiver com tempo, coloque a massa na geladeira por 1h a 24h para firmar. Isso vai ajudar na hora de fazer as bolinhas e para manter a forma das almôndegas. Se não tiver tempo sobrando, siga para o próximo passo.
9. Pré-aqueça o forno a 200°C.
10. Unte uma forma de paredes baixas (ou use papel manteiga). Use o medidor de colher de sopa como concha para formar as almôndegas. Pegue uma quantidade com o medidor, coloque na palma da mão, enrole até formar uma bolinha e alinhe na forma untada.
11. Leve ao forno por 30 a 40 min, virando as almôndegas na metade do tempo. O seu forno pode ser diferente do meu, então fique atenta para não ressecar as almôndegas.
12. Retire do forno, salpique com o restante da salsinha picada, parmesão, e sirva quente.

almôndegas de feijão, shitake e espinafre-3


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s