BOLINHOS DE GRÃO DE BICO E LENTILHA COM CHUTNEY DE ABACAXI

bolinhos de grão de bico e lentilha com chutney de abacaxi-7

Toda receita tem uma história, né? A desta é assim: cheguei neste bolinho porque eu estava querendo uma receita que pudesse servir tanto como almôndega numa macarronada quanto como entrada com alguma pastinha numa festa, então tinha que ser leve e não desmanchar com facilidade. A maioria das receitas de bolinhos que eu encontrei por aí leva quinoa na composição, que eu amo de paixão, mas que algumas pessoas não curtem muito, e eu queria poder publicar uma alternativa que agradasse a todos os paladares (ou quase todos!).

Beleza, bolinho pronto, dei para o Fábio provar. Ele adorou e fez o seguinte comentário “Esse bolinho merece um complemento ousado para o blog”. Assim, do nada, esse foi o comentário dele. Ouvi como um desafio, fiz aquele exercício delicioso de imaginar as combinações de sabores na minha cabeça, e aqui estamos, eu, os bolinhos e o chutney, para te convidar a ousar com a gente.

Esta receita tem outra coisa que eu só percebi quando estava listando os itens para escrever este post. São muitos ingredientes. Eu, particularmente, quando vejo uma receita cheia de ingredientes em qualquer lugar, já fico morrendo de preguiça. Meus olhos correm pela lista e, se eu desconhecer ou não tiver em casa a maioria dos itens, me dá mais preguiça ainda.

Mas preguiça, não sei se vocês sabem, é disfarce do medo. Se eu fico com preguiça de testar a receita, é porque estou com medo daquilo que está ali, ingredientes ou técnicas que eu desconheço. A perfeccionista insegura dentro de mim fica de cabelos arrepiados. Por isso é que acabo respirando fundo e dando uma chance para a tal receita. E se você estiver se sentindo intimidada/o pela lista de itens deste post, te convido a ir em frente e testar, com toda a sua coragem!

bolinhos de grão de bico e lentilha com chutney de abacaxi-2

Além do mais, os itens que você precisa ter para fazer estas receitas são os típicos ingredientes que todo vegano sempre tem em casa. Tahine? Temos. Linhaça? Temos! Castanhas? Oh, yeah! Melado de cana? Com certeza! Tâmaras? U-hum! Pra quem já está neste mundo há um tempo, nada disso vai ser novidade. E para quem está começando, é uma ótima oportunidade para montar sua despensa básica. Ha!

bolinhos de grão de bico e lentilha com chutney de abacaxi-3bolinhos de grão de bico e lentilha com chutney de abacaxi-5bolinhos de grão de bico e lentilha com chutney de abacaxi-6

Então a gente combina assim. Vocês fazem os bolinhos, complementam com o chutney e me dizem o que acharam. Depois, vocês fazem de novo e ousam de um jeito diferente, inventando qualquer outro uso ou complemento para estas bolinhas que são pura proteína. Aí vocês voltam aqui e me contam o que fizeram e como ficou. Combinado?

bolinhos de grão de bico e lentilha com chutney de abacaxi-8

bolinhos de grão de bico e lentilha com chutney de abacaxi-10Esta receita é ótima para receber os amigos, porque rende bastante. Eu também gosto de fazer e congelar os bolinhos já assados. Depois é só retirar do freezer e esquentar no forno, para que fiquem crocantes de novo. Cuidado para não esquentá-los demais ao descongelar, senão eles podem ficar ressecados e esfarelar.


BOLINHOS DE GRÃO DE BICO E LENTILHA

Rendimento: aprox 30 bolinhos pequenos
Tempo de pré-preparo: 1-2 horas (para cozinhar as leguminosas)
Tempo de preparo: 1h20

ingredientes
1 colh. (sopa) de farinha de linhaça
3 colh. (sopa) água filtrada
1 + 1/2 xíc. de grão de bico cozido (bem macio)
1 xíc. de lentilha cozida
1/2 xíc. de castanha de caju crua
1 punhado de salsinha
2 dentes de alho picados
1/3 xíc. de suco de limão (aprox 2 limões)
2 colh. (sopa) de azeite de oliva
2 colh. (sopa) de melado de cana
2 colh. (sopa) de cúrcuma
1/2 colh. (sopa) de cominho
1/2 colh. (chá) de sal
pimenta do reino a gosto
farinha de grão de bico* para cobrir os bolinhos

modo de fazer
1. Em uma tigela pequena, misture a farinha de linhaça e a água. Deixe descansando enquanto prepara o resto dos ingredientes, aprox. 10min.
2. Unte uma forma grande, de paredes baixas, com azeite de oliva ou óleo de coco, ou forre com papel antiaderente próprio para assar.
3. Coloque todos os outros ingredientes, exceto a farinha de grão de bico, dentro do multiprocessador.
4. Acrescente ao processador a mistura de farinha de linhaça com água, que deve ter formado um gel.
5. Ligue o processador em velocidade baixa por 10 a 15 seg. Você quer que todos os ingredientes (principalmente o grão de bico) estejam triturados e misturados, mas também quer deixar alguns pedacinhos para que os bolinhos fiquem crocantes.
6. Forme bolinhos do tamanho que você quiser. Eu gosto de bolinhos menores, por isso uso um medidor de colher para retirar a massa do recipiente (uso a medida de 1 colher de sopa). Pegue uma quantidade com o medidor, coloque na palma da mão, enrole até formar uma bolinha e alinhe-os na forma untada. Depois que os bolinhos estão na forma, eu gosto de amassá-los levemente, empurrando o topo com meus dedos, para dar um charminho achatado a eles.
7. Leve a forma para a geladeira por 20 a 30min para deixá-los firmes antes de cobri-los com a farinha.
8. Enquanto espera, pré-aqueça o forno a 200°C e prepare o chutney.
9. Retire a forma da geladeira, envolva os bolinhos com a farinha de grão de bico e coloque no forno por aprox. 40min, virando os bolinhos de lado na metade do tempo. Retire do forno quando estiverem dourados, e sirva enquanto estiverem quentinhos.

*Pode ser substituída por farinha de linhaça.


CHUTNEY DE ABACAXI

Rendimento: aprox 1 + 1/5 xíc.
Tempo de preparo: 20 min

ingredientes
2 xíc. de abacaxi cortado em pedaços pequenos
12 tâmaras picadas
3 colh. (chá) de gengibre ralado
1 + 1/2 colh. (sopa) açúcar de coco
1/4 xíc. suco de limão
1/2 colh. (chá) de canela em pó
1 colh. (sopa) de água filtrada
pitadinha de pimenta cayena

modo de fazer
1. Coloque todos os ingredientes em uma panela tampada, em fogo alto.
2. Quando alcançar fervura, destampe a panela a cozinhe em fogo baixo/médio baixo por 15 a 20min, com cuidado para não queimar no fundo da panela.
3. Retire do fogo e deixe esfriar.
4. Sirva em temperatura ambiente.


Sugestões: como são altamente protéicos e compostos, basicamente, de grão de bico e lentilha, os bolinhos ficam deliciosos se servidos com arroz integral puro, arroz com brócolis, arroz com cenoura (como na foto). Já é o seu arroz e feijão do dia, mas de um jeito diferentão, porque é divertido variar! O chutney complementa maravilhosamente a combinação de sabores menos marcantes do arroz e do bolinho. Outra sugestão é servi-los como entrada para as pessoas irem beliscando e mergulhando no chutney enquanto dam boas risadas e conversam sobre a vida com você. <3

4 comentários sobre “BOLINHOS DE GRÃO DE BICO E LENTILHA COM CHUTNEY DE ABACAXI

  1. Parece delicioso. Já tentei outras receitas de bolinhos de grão de bico, lentinha, ervilha, mas ainda não deram muito certo. Ainda não achei. Vou testar e aviso.

    1. Oi Rachel! Avisa mesmo! O ideal em todas as receitas seria que algumas pessoas testassem para ver se funciona, porque às vezes o que funciona no meu forno, com as minha medidas, pode não funcionar no seu. Se eu estivesse escrevendo um livro, certamente passaria para outras pessoas testarem as receitas antes. Mas o blog é outra energia e outra dinâmica, né? Então se não funcionar para vc, vou adorar saber e, se for necessário, farei ajustes na receita. Vai me ajudar muito!

      Mas algo me diz que desta vez vai dar certo. ;)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s