BOWL DE FRUTAS COM CALDA RÁPIDA DE FRAMBOESA

bowl de frutas com calda rápida de framboesa

Este é o primeiro post de uma nova série do blog, Coleção de Receitas Impermanentes. Aqui eu vou compartilhar as comidinhas que entram na nossa cozinha, fazem parte intensamente da nossa vida por um período, e depois se retiram, dando lugar a novos experimentos. São ideias simples e super fáceis de preparar, criadas para tirar da mesmice os pratos que já são parte da nossa rotina, mas que não evoluem para receitas elaboradas e detalhadas, como as outras do blog. 


No nosso freezer sempre tem amora, framboesa, morango ou mirtilo congelados. Eu estoco MESMO, potes e mais potes de frutas silvestres. Alguns meses atrás elas estavam colorindo as nossas vitaminas (outra receita impermanente, ha!), mas de uns tempos pra cá foram migrando para a panela. O resultado é que estou obcecada por esta calda de framboesa, que eu tenho preparado para dar novo sabor ao bowl de frutas com aveia que a gente come nos dias de treino.

Você pode usar qualquer fruta para montar o bowl. Pessoalmente, eu acho bacana usar frutas mais doces – como banana, maçã, figo, goiaba – para fazer contraste com o sabor azedinho da calda. Eu poderia dizer que a aveia só está aí porque dá consistência e segura nosso nível de energia até o final do treino, mas a verdade é que depois de algumas colheradas, ela absorve a calda e faz tudo virar uma papinha obcenamente saborosa.

Uma dica: quando for preparar as receitas impermanentes, não se apegue demais às medidas e aos ingredientes. Use-os como guias, vá se desapegando a cada novo preparo, e deixe seus dedos, seu olfato e seu paladar te guiarem. É assim que estas ideias voláteis irão se transformar em receitas da sua própria coleção. ;)


BOWL DE FRUTAS COM CALDA RÁPIDA DE FRAMBOESA

Rendimento: 2 porções
Tempo de preparo: 5 minutos

ingredientes
frutas frescas, cortadas em cubos
aprox. 1/4 xíc de aveia em flocos
aprox. 3/4 xíc de framboesas (frescas ou congeladas)
1 a 2 colheres (sopa) de água filtrada
1 colher (chá) de açúcar de coco ou outro adoçante natural (agave, pasta de tâmaras etc)
complementos: nibs de cacau, coco ralado, sementes, castanhas, frutas secas

modo de fazer
Em uma panela ou frigideira pequena, coloque as framboesas, o açúcar/adoçante e 1 colher de água. Cozinhe em fogo baixo até a framboesa começar a derreter no açúcar e na água. Se a calda estiver grossa, acrescente mais água aos poucos, uma colher (sopa) de cada vez.

Enquanto cozinha a calda, monte os dois bowls com as frutas cortadas e cubra cada um com 1/8 de xíc de flocos de aveia.

Quando a calda estiver no ponto, derrame sobre as frutas. Complemente com nibs de cacau, coco ralado, sementes e castanhas a gosto.


frutas com calda de framboesa


6 comentários sobre “BOWL DE FRUTAS COM CALDA RÁPIDA DE FRAMBOESA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s