QUINOA CROCANTE

Nesta receita a quinoa se combina com o sabor defumado da páprica e a crocância das castanhas em um resultado que agrada todos os sentidos.

Em novembro do ano passado nós nos mudamos de apartamento. Estamos morando entre os grilos e os bem-te-vis… e sem internet! Um dia vai ter cabeamento, é o que nos prometem as principais operadoras de internet da cidade, mas enquanto isso, nossa casa voltou a ser analógica, como nos tempos da minha infância.

O que acontece em uma casa analógica, acabei relembrando, é que a fonte principal de informação são seus livros. Tipo Enciclopédia Barsa, sabe como é? Tipo revista impressa. Tipo os meus livros de receitas. Aquilo que eu me programava para fazer há uns 3 anos, que era mergulhar nos ingredientes, estudar os modos de preparo, descobrir novos sabores, agora eu encontro tempo pra fazer. Tempo, esse danadinho.

Então estou cheia de novos conhecimentos sobre o cozinhar, a cozinha, os ingredientes, as panelas. Está sendo uma delícia. E foi de uma leitura que eu fiz sobre temperos que eu tirei a vontade de criar esta receita.

Nesta receita a quinoa se combina com o sabor defumado da páprica e a crocância das castanhas em um resultado que agrada todos os sentidos.

A ideia desta quinoa crocante – delícia e cheia de sabor – foi inspirada em uma das minhas receitas favoritas da Kim, co-fundadora do Brownble. Ela teve a brilhante ideia de trazer a crocância para o prato com algumas sementes e castanhas, e eu amei. Afinal, comer é uma mistura de sabor, textura, cheiro, cor. Coisa de artista!

Eu acabei complementando a ideia dela com os outros ingredientes e com o temperinho mágico baseado na páprica defumada, minha mais recente descoberta gastronômica. A quantidade de páprica vai depender do seu gosto e eu já aviso que uma colherada a mais pode arruinar toda a experiência deste prato. Então vai aos poucos até achar a sua medida.quinoa-crocantequinoa-crocante-2Esta é mais uma dessas receitas que você prepara rapidinho e preenche com o que tiver na geladeira. Couve-flor, pimentões picadinhos, cenoura ralada, espinafre combinam super bem. A castanha de caju pode, facilmente, ser substituída por nozes, amêndoas, castanha do Brasil, pistache. Hmmm!!quinoa-crocante-3quinoa-crocante-4Para aqueles que se alimentam apenas de vegetais, como yo, esta quinoa crocante é fonte de bastante proteína, e não pesa no estômago depois. Aqui em casa eu tenho feito esta receita pelo menos uma vez por semana para o jantar. A barriga fica feliz e o sono agradece.

E se você conseguir deixar sobrar alguma coisa na panela, esquenta de novo no dia seguinte bem rapidinho (para não queimar) em uma frigideira e você vai ver que ela fica mais saborosa e ainda mais crocante.

Para mim essa quinoa virou sinônimo dos fins de tarde mais lentos e silenciosos que estamos vivendo na casa nova. Quando o tal cabeamento estiver pronto, não vamos resistir a instalar o saudoso wi-fi, mas essa vida analógica eu espero conseguir manter, apesar da tentação digital.

QUINOA CROCANTE

  • Porções: 2-4
  • Dificuldade: fácil
  • Imprimir

INGREDIENTES

  • 2 xic de quinoa cozida com sal
  • 1/2 cebola picada
  • 1 xic. brócolis muito bem picadinhos
  • 1 1/2 xic. de cogumelos paris fatiados
  • 1/3 xic. de castanhas de caju picadas
  • 1/4 xic. de sementes de girassol
  • 1 cS + 1cC de azeite de oliva
  • 1 cS shoyu Daimaru ou tamari
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • 1/2 a 1 cC páprica defumada
  • salsinha e cebolinha para servir

MODO DE PREPARO 

  1. Corte, pique e fatie os ingredientes.
  2. Aqueça uma frigideira grande e coloque 1 colher de sopa de azeite de oliva. Acrescente a cebola, uma pitada de sal e refogue em fogo médio até a cebola começar a ficar translúcida. Adicione as castanhas picadas e a semente de girassol e frite até dourar (2 a 4 minutos). Adicione o brócolis picado e refogue por mais 1 a 3 minutos, até que a cor do brócolis fique verde brilhante. Desligue o fogo e deixe repousar.
  3. Em outra frigideira menor, aqueça 1 colher de chá de azeite de oliva e refogue os cogumelos picados com 1 colher de sopa de shoyu até dourar dois dos lados.
  4. Transfira os cogumelos refogados para a frigideira maior contendo as castanhas e o brócolis, acrescente as 2 xícaras de quinoa e acenda o fogo. Refogue tudo em fogo médio a baixo, misturando tudo até aquecer a quinoa. Se a quinoa já estiver quente, misture os ingredientes sem ligar o fogo.
  5. Acerte o sal e a pimenta e acrescente a páprica defumada, começando com 1/2 cC e colocando mais 1/2 (se for o caso) até chegar na medida certa para o seu paladar.
  6. Complete com salsinha e cebolinha e sirva quente acompanhado de saladas ou sozinho.
  7. Fica uma delícia salpicado com parmesão vegano.

LEGENDA

cS = colher de sopa            cC = colher de chá

OBSERVAÇÕES

» Guarde na geladeira em recipiente fechado por até 5 dias. Para aquecer, coloque em uma frigideira e refogue por alguns minutos para recuperar a crocância das castanhas.
» Inspirada em receita do Brownble.

4 comentários sobre “QUINOA CROCANTE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s