“PARMESÃO” VEGANO

parmesao-vegano-6

Bem vindas/os ao primeiro post da série Despensa Básica! Nesta série eu vou compartilhar receitas caseiras de molhos, temperos e complementos que eu procuro manter em estoque na nossa despensa/geladeira para não precisar depender de suas versões industrializadas. Assim como as outras receitas do blog, estas versões veganizadas são fáceis de preparar e deliciosas! 


Vou começar esclarecendo o nome da receita, tá? “Se não é queijo, não é parmesão!” Eu ouço essa piada o-tem-po-to-do! Mas vá lá, a gente já tem uma referência chamada parmesão que explica super bem pra quê serve e o quê pretende ser esta receita, entende? Fica mais fácil do que dizer Pozinho Amarelo Para Jogar Em Cima Do Macarrão. Então o nome é esse mesmo, parmesão vegano. Combinado?

Gente, eu adoro isto aqui! Faz parte da nossa despensa básica, sempre temos um vidro dele na geladeira. Um dos ingredientes-chave desta receita é a levedura nutricional (nutritional yeast), que dá o gostinho de queijo. Infelizmente ainda não é muito fácil de achar essa levedura no Brasil. Acho uma pena porque ela é nutritiva, rica em vitaminas do complexo B (ótimo para o sistema nervoso), e super fácil e barato de comprar lá fora. Se você tiver como comprar ou encomendar de fora, ainda é bem mais barato do que comprar aqui. E o legal é que rende e dura um tempão!

Então, esta aqui é a versão de parmesão vegan que a gente usa lá em casa. E sabe o que eu acho mais legal? É caseiro, sou eu que faço! Eu conheço cada um dos ingredientes. Escolho as castanhas, separo as medidas, jogo no processador, aperto o botão.

parmesao-vegano-ingredientes

Já faz um tempo que essa intimidade com os ingredientes tem sido importante nas minhas escolhas. Com isso eu me certifico de que o Fábio e eu estamos comendo o mínimo de “porcarias agregadas” possível, esses químicos que em algum momento na história da indústria dos alimentos começamos a achar normal acrescentar na comida.

Hoje em dia eu virei aquela pessoa que olha para os ingredientes dos produtos industrializados antes de comprar, sabe? E com o tempo, algumas incoerências começaram a me chamar atenção. “Peraí, se um queijo normal embolora fora da geladeira, como esse parmesão dura tanto tempo dentro deste saquinho na prateleira do supermercado?” Aí eu vou dar uma olhada e vejo que tem antibiótico para impedir que os fungos se proliferem. Antibiótico, como se fosse normal.

A gente não pensa nessas coisas, né? Sei lá, acho que a coisa foi evoluindo, evoluindo, e de repente, quando nos damos conta, estamos achando normal tomar um suco “natural” que vem dentro de uma caixa e tem vencimento para daqui a alguns meses. E nem paramos para pensar na incoerência disso tudo. Quanto tempo dura um suco natural tirado da fruta dentro da sua geladeira? Se o suco do supermercado dura mais tempo, tem alguma coisa errada! Por isso eu acho que a mudança começa dentro da nossa casa, quando fazemos a nossa parte com escolhas um pouco mais conscientes na hora de comprar o que vamos consumir.

Este parmesão já é um começo. ;)

parmesao-vegano-4

Então você faz assim: compra os produtos na feira ou no supermercado mesmo, se é que você já não tem tudo isso em casa (menos a levedura, eu sei!). Coloca tudo no multiprocessador, bate até virar uma farinha. Pronto!

Dá para fazer sem a levedura também, viu? Fica salgadinho e saboroso do mesmo jeito, então vai tentando até achar a proporção de cada ingrediente que deixe o seu paladar mais feliz.

Depois de pronto, é só guardar em um pote fechadinho dentro da geladeira. Dura algumas semanas. Quer dizer, duraria se sobrasse… ;)

parmesao-vegano-2parmesao-vegano-3

Este parmesão fica ótimo em cima do macarrão, como se fosse um queijo ralado mesmo. Mas você corre o risco de querer usá-lo em cima do arroz, do feijão, misturado nos legumes refogados e até em cima da torrada com avocado. Depois não diz que eu não avisei!blog-banner-parmesao-vegano

PARMESÃO VEGANO

  • Porções: 1 pote pequeno
  • Dificuldade: Fácil
  • Imprimir

INGREDIENTES

  • 1 xíc. de castanhas de caju (eu uso as torradas mas pode ser com as castanhas cruas também)
  • 3 cS. de levedura nutricional (nutritional yeast)
  • aprox. 1/4 cC de alho em pó (de acordo com o seu gosto)
  • 3/4 cC de sal rosa

MODO DE PREPARO

  1. Processe todos os ingredientes no multiprocessador ou liquidificador até formar uma farinha fina.
  2. Guarde na geladeira em pote fechado por várias semanas.

LEGENDA

cC = colher de chá  |  cS = colher de sopa

SaveSave

2 comentários sobre ““PARMESÃO” VEGANO

  1. Oi Verena! Adorei a receita! Já tinha lido sobre essa tal de nutritional yeast, e fiquei super curiosa, mas já imaginando que seria difícil de encontrar por aqui (também moro em Brasília). Você conseguiu comprar aqui mesmo ou encomendou de alguém?
    Estou descobrindo o seu blog agorinha :)

    1. Oi Flora! Que bom que você gostou da receita. Aqui em casa essa é uma das coisas que eu SEMPRE tenho na geladeira. Eu ainda não encontrei nenhum lugar para comprar nutritional yeast aqui no Brasil. Já ouvi falar de pessoas que encomendam pela Amazon, mas é importado. Eu compro aos montes todas as vezes que viajo pra fora (na Espanha é super fácil de achar, por exemplo). Mas estou torcendo para algum importador brasileiro se inspirar e começar a trazer, ou para um produtor brasileiro topar o desafio e começar a produzir aqui. :)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s