BOLINHOS DE ARROZ COM PEGADA ITALIANA

leite de coco caseiro-7

Eu só fui gostar de arroz depois de adulta. Na minha infância o sangue italiano falava mais alto, e eu curtia mesmo era uma boa macarronada! Minha mãe, ao contrário, adorava arroz!  Hoje em dia eu a-do-ro um prato de arroz bem temperadinho, mas meu coração continua batendo mais forte por uma boa pasta. Estes bolinhos são uma combinação do melhor dos dois mundos: arroz com temperinho italiano.

Bolinho de arroz não tem muito segredo, mas no meu caso o primeiro passo é achar o que vai dar a liga. Não uso ovos, lembram-se? O próprio arroz, bem molhadinho, ajuda a manter o bolinho coeso, mas o “ovo” de linhaça é o curinga da receita.

Ovo de linhaça é só uma expressão, obviamente. De ovo ele não tem nada! Mas a textura fica parecendo uma clara, e assim ele ajuda a dar liga para grande parte das minhas receitas. Por isso eu o chamo, carinhosamente, de clara de linhaça.  É só misturar 3 medidas de água para cada medida de linhaça triturada (ou farinha de linhaça), e ele fica assim:

IMG_4187

Tá vendo que parece textura da clara de ovo?

Bem, esta receita rende muitos bolinhos. Eu preparo e congelo uma boa parte dela já assada para usar quando estiver com pressa ou com preguiça de cozinhar. Daí é só tirar do freezer, colocar no forno e descongelar em fogo médio. Também aprendi isso com a minha mãe, que até hoje faz comidas em grandes quantidades e congela para os dias de correria. Ela é a rainha da praticidade.

Se você também tem uma família pequenina como a minha, pode fazer metade da receita, ou preparar tudo de uma vez e deixar uma parte congelada. Dura bastante e fica igualzinho depois de aquecido.

Eu descobri que o jeito mais prático de fazer bolinhas é usando esse medidor em forma de conchinha. Funciona super bem! As bolinhas ficam todas do mesmo tamanho, já saem quase redondinhas, só preciso dar uma ajeitadinha com os dedos.
leite de coco caseiroleite de coco caseiro-3leite de coco caseiro-5

Aviso importante: não pule a etapa da massa esfriando na geladeira antes de enrolar. Vai por mim! Se estiver em temperatura ambiente, a massa fica mais grudenta e vai ser bem mais difícil de enrolar.

Apesar de a receita ter muitos passos, não se assuste! É mais fácil do que parece e a parte que dá mais trabalho é a enrolação dos bolinhos, mas depois que você pega o embalo, dá tudo certo!

Bolinhos de arroz com pegada italiana - Eu só fui gostar de arroz depois de adulta. Na minha infância o sangue italiano falava mais alto, e eu curtia mesmo era uma boa macarronada! Minha mãe, ao contrário, adorava arroz! Hoje em dia eu a-do-ro um prato de arroz bem temperadinho, mas meu coração continua batendo mais forte por uma boa pasta. Estes bolinhos são uma combinação do melhor dos dois mundos: arroz com temperinho italiano. :: minhacozinhavirouumjardim.com.br

Estes bolinhos de arroz ficam ótimos ao lado de saladas, para um almoço leve, ou podem ser servidos como entrada, acompanhados de molho pesto.

Se você fizer esta receita, me conte o que achou! Deixe um comentário ou publique com a tag #minhacozinhavirouumjardim no Instagram! Até mais!

leite de coco caseiro-6

BOLINHOS DE ARROZ

  • Porções: 24 bolinhos
  • Dificuldade: médio
  • Imprimir

INGREDIENTES

Bolinhos

  • 3 xic de arroz integral cozido
  • 3 dentes de alho picados
  • 1/2 cebola em pedaços muito pequenos
  • 2 claras de linhaça (cada ovo: 1 cS farinha de linhaça + 3 cS água)
  • 2 cS de azeite de oliva extra virgem
  • 2 cenouras raladas
  • 1 cS manjericão seco
  • 2 cS orégano seco
  • 1/4 cC de sal
  • 1/8 cC de pimenta do reino moída
  • 1/2 xic de farinha de linhaça

Para enrolar os bolinhos

  • 1/4 xic de farinha de linhaça

Para servir (opcional)

MODO DE PREPARO 

  1. Prepare as claras de linhaça e reserve na geladeira por 15min.
  2. Em uma frigideira pequena, refogue o alho e a cebola em 1cS de azeite de oliva até ficarem dourados. Reserve.
  3. Em um recipiente pequeno, misture bem a farinha de linhaça, manjericão, orégano, sal e pimenta. Reserve.
  4. Coloque as claras de linhaça em um multiprocessador, adicione o arroz, cenoura, alho e cebola e pulse algumas vezes. Adicione os ingredientes secos e o restante do azeite de oliva e pulse mais algumas vezes. Você quer que os ingredientes se misturem mas sem virar uma pasta.
  5. Transfira a mistura para uma tigela e reserve na geladeira por 20-30 minutos. Isto vai permitir que o bolinho fique fácil de manusear e não grude nas mãos.
  6. Reserve 1/4 de farinha de linhaça em uma tigela para mais tarde.
  7. Após os 30 minutos, retire da geladeira.
  8. Pré-aqueça o forno a 220°C e forre uma travessa grande com papel manteiga ou unte com um pouco de óleo de coco.
  9. Use um medidor de colher para ajudar a formar os bolinhos. Pegue uma quantidade com o medidor, coloque na palma da mão e aperte suavemente até formar uma bolinha. Se a mistura estiver grudando nas mãos, coloque um pouco mais de farinha de linhaça.
  10. Passe o bolinho na farinha de linhaça e disponha na travessa. A receita é grande, rende de 20 a 24 bolinhos.
  11. Asse no forno por 20 min, virando a travessa e os bolinhos na metade desse tempo.
  12. Sirva como acompanhamento de saladas, sopas e refogados de legumes ou como entrada com molho pesto. Como são frágeis, indico comê-los com talheres

LEGENDA

cS = colher de sopa            cC = colher de chá

OBSERVAÇÕES

» Inspirada em receita da Minimalist Baker

2 comentários sobre “BOLINHOS DE ARROZ COM PEGADA ITALIANA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s