PUDIM DE CHIA E CACAU

Pudim de chia e cacau

Sabe aquela hora, no meio da tarde, quando bate uma fome incontrolável e você abre a primeira embalagem de bolacha que tiver na sua frente? Pois é! Você poderia estar comendo isto aqui.

Sejamos sinceros, a bolachinha não vai saciar a sua fome por muito tempo. Esses alimentos empacotados são absorvidos muito rápido pelo organismo e acabam virando gordura se você não tiver planos de movimentar o corpo e queimá-los logo depois. Além disso, convenhamos… bolacha não é comida! Se está numa embalagem e não nasceu na terra, não é para você! Já a chia… ela é sua amiga!

A chia* é uma sementinha que eu adoro porque tem sabor neutro e é super versátil. Ela também é fonte importante de ômega-3, proteínas, fibras, antioxidantes, cálcio, magnésio e outros nutrientes. O cacau, por sua vez, contém substâncias que aumentam nosso bem estar físico, mental e emocional, além de ser rico em nutrientes como cálcio, zinco, ferro, magnésio, proteínas e vários outros.

O nosso corpo precisa de tudo isso (e muito mais) para funcionar. Então não faz sentido comer um industrializado cheio de farinha e açúcar se o organismo tem fome é de nutrientes de verdade, que entram deixando as células felizes e nossa energia radiante.

IMG_8120

Esta receita é do jeito que eu gosto: tem poucos ingredientes, desses que eu sempre tenho em casa, e fica pronta rapidinho. Ela rende 4 porções generosas (ou 6 porções menores), o que significa que eu tenho lanchinho para a semana toda. Antes de sair para o consultório eu abro a geladeira, pego um vidrinho de pudim e coloco na bolsa para comer mais tarde. Mais rápido do que abrir a embalagem de bolacha.

A receita original deste pudim é do livro de receitas do Tone It Up, um projeto muito bacana de exercícios e alimentação que mudou a minha vida e me deu autonomia para cuidar do meu corpo no meu ritmo e do meu jeito. Infelizmente o site é todo em inglês mas se vocês conhecerem algum projeto legal de exercícios e motivação aqui no Brasil, me avisem! Vou adorar conhecer e, quem sabe, divulgar aqui no blog.

IMG_8113

Então vamos à receita!

PUDIM DE CHIA E CACAU

  • Porções: 4-6
  • Tempo: 20min
  • Dificuldade: fácil
  • Imprimir

Ingredientes

  • 1/2 xic de semente de chia
  • 2 xícaras de água
  • 1/4 xic de agave
  • 1/4 xic de cacau em pó (não é chocolate em pó!)
  • 1/4 xic de nibs de cacau (opcional)
  • 1 cC de extrato de baunilha
  • 1 cS de pó de maca (opcional)

Modo de preparo 

  1. Coloque as sementes de chia em uma tigela grande de vidro. Adicione a água e misture até perceber que as sementes absorveram a água. Continue misturando de vez em quando nos próximos 5 minutos para que as sementes não fiquem aglomeradas.
  2. Deixe descansar por 10-12 minutos até alcançar a consistência de pudim.
  3. Adicione os outros ingredientes e mexa com uma colher até que esteja tudo bem misturado.
  4. Sirva imediatamente ou guarde na geladeira em um pote tampado para comer quando quiser.

Legenda

cS = colher de sopa     cC = colher de chá

* Já li algumas vezes que a chia pode não ser legal para pessoas com síndrome do intestino irritável.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s