PAD THAI

IMG_7878-Edit

Gente… Pad Thai!!

Esta foi uma das primeiras receitas que eu pesquisei, adaptei e aperfeiçoei sozinha. Ainda sou muito apegada aos meus livros de culinária (que eu amo!) e quase tudo o que eu cozinho em casa é altamente inspirado neles, mas cada vez mais tenho testado receitas minhas. Por isso, estou adorando compartilhar com vocês esta receita original.

A primeira vez que comemos Pad Thai foi no restaurante Ott, lá no Brooklyn. Ele ficava no caminho entre a estação do metrô e o nosso hotel, e resolvemos entrar um dia porque nunca tínhamos provado comida tailandesa. Foi amor a primeira garfada!! Depois disso, passamos os últimos 3 dias da viagem parando ritualmente lá todas as noites, pedindo o Pad Thai para viagem e comendo no quentinho do hotel com uma Brooklyn Brewery de acompanhamento. Hmmm!

O Pad Thai não é um prato vegetariano, mas lá (e em todos os restaurantes depois desse) eles adaptavam para a gente. Depois do segundo dia, a atendente super simpática que ficava no caixa via o Fábio entrando, e já olhava para a cozinha gritando “Pad Thai, vegetarian, no egg!”.

Pad Thai

Na volta para casa, eu me coloquei o desafio de reproduzir aquele sabor criando uma receita que fosse como eu gosto: simples e com ingredientes acessíveis, que você encontra na feira ou provavelmente já tem em casa. O molho original do Pad Thai tem caldo de peixe, suco de tamarindo e ovos, que eu retirei da receita e substituí por outros ingredientes vegetarianos e mais acessíveis sem perder o sabor meio doce, meio apimentado, meio azedinho, característico do prato.

O ingrediente de ouro deste molho é a Sriracha, uma pimenta tailandesa maravilhosa que eu uso em quase todos os pratos com pegada oriental. Ainda não encontrei Sriracha aqui em Brasília, então eu refaço meu estoque quando vou para a Liberdade, em São Paulo. Há pouco tempo tive a brilhante ideia de procurar e descobri que – claro! – dá para comprar também pela internet.

IMG_7885

IMG_7867

Além do molho super incrível, o Pad Thai é feito com macarrão de arroz, legumes e tofu. Eu gosto de variar de acordo com o que tenho em casa. Na maioria das vezes uso brócolis, couve-flor, cenoura ralada, cebolinha, broto de feijão e tofu (que nesta receita eu substituí por shitake). Procure usar vegetais que combinem com a culinária asiática e solte a imaginação!

Hoje em dia esse prato virou uma tradição aqui em casa e é a nossa escolha de quase todas as segundas-feiras. A gente continua comendo sem cansar, e todas as vezes que eu coloco a primeira garfada na boca, é tão gostoso quanto da primeira vez que eu provei.

PAD THAI


Ingredientes

Molho

  • 3 cS de molho de soja*
  • 2 cS de suco de limão espremido
  • 1-2 cS de agave ou açúcar mascavo
  • 1 cS de óleo de gergelim
  • 1 cS de pasta de amendoim (opcional)
  • 1 cC de sriracha (ou metade da medida de chili em pó)

Legumes

  • 2 cS de óleo de gergelim
  • 4 cS de molho de soja*
  • 2-3 xíc. de legumes cortados
  • 200g de tofu firme orgânico ou cortado em cubinhos ou shitake

Macarrão

  • 250g de macarrão de arroz**

Modo de preparo

  1. Prepare o molho: coloque todos os ingredientes em um pote com tampa e agite até que esteja completamente misturado. Se preferir, coloque os ingredientes em uma tijela e mexa vigorosamente com uma colher até misturar completamente.
  2. Coloque o macarrão para cozinhar de acordo com as instruções do pacote. Retire e escoe a água quando estiver cozido (cuidado para não deixá-lo cozido demais e mole).
  3. Enquanto o macarrão cozinha, prepare os legumes. Esquente o óleo de gergelim em uma panela Wok (ou frigideira) e refogue o tofu (ou shitake) até ficar dourado, temperando aos poucos  com 2 colheres de sopa de shoyu. Acrescente os outros vegetais e refogue com o restante do shoyu até ficarem macios (mas não muito moles).
  4. Quando o macarrão estiver pronto, coloque na panela e refogue em fogo alto junto com os legumes por alguns minutos, até que todo o líquido dos vegetais tenha sido absorvido. Mexa constantemente para não grudar na panela.
  5. Desligue o fogo, jogue o molho por cima e misture bem.
  6. Sirva quente. Experimente jogar um pouco de gergelim preto ou amendoim triturado por cima no prato.

Legenda

cS = colher de sopa     cC = colher de chá

* Eu recomendo o shoyu Daimaru, que é o mais saudável do mercado. Tem menos sódio, não contém glúten, nem aromatizantes ou corantes. Seu sabor é mais suave e menos salgado.

** Hoje já é fácil encontrar macarrão de Pad Thai nos supermercados, mas eu costumo fazer com bifun e também fica uma delícia!

+++

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s