PASTA DE CASTANHA DE CAJU COM BAUNILHA

IMG_6907

Eu vivi até os 34 anos de idade sem saber da existência das pastas de castanhas. Onde eu estive esse tempo todo? Foi só quando parei de comer manteiga que descobri o maravilhoso mundo das pastas de amendoim, de castanha do Brasil, avelã, amêndoas. Antes tarde do que nunca!

As manteguinhas feitas com castanhas são super fáceis de fazer, sustentam a saciedade, são saborosas, nutritivas e podem ser usadas de muitas, muitas formas.

A receita de hoje é uma adaptação da original criada pela Ella, do blog Deliciously Ella, uma inglesa fofa que mudou radicalmente sua alimentação depois de algum tempo sofrendo com uma doença rara que a mantinha na cama o dia inteiro e que não melhorava com nenhum tratamento convencional. Ela cortou todos os derivados de animais, industrializados, açúcar e glúten. Há poucos meses, dois anos depois de começar o blog e a nova dieta, comemorou sua melhora correndo uma meia maratona em Londres. Comemorei de longe com ela!

Voltando à pastinha, esta versão é a favorita lá de casa. Ela é cremosa, levemente adocicada, e nós a colocamos em tudo o que aparece na nossa frente!

IMG_7001

IMG_6905

A receita é realmente muito simples. Assim como todas as pastas (algumas pessoas chamam de manteiga) de castanhas, você só precisa de um processador potente. O segredo é ir batendo e parando de vez em quando para raspar as bordas do recipiente com uma colher de pau ou espátula, e continuar batendo. No começo a castanha vira uma farofa, depois vai virando uma pasta meio dura. Nessa hora você se pergunta se vai mesmo dar certo. Mas acredite e continue! Em poucos minutos o calor do processo vai liberando o óleo da castanha e ela amolece, amolece, amolece… e vira uma pasta super cremosa.

sequencia

O processo todo dura uns 15 minutos, já que de tempos em tempos eu desligo um pouco o processador para não queimar o motor. E quando parece que já está bom, eu gosto de bater um pouquinho mais, até a consistência ficar beeem cremosa.

comparação

Outro detalhe importante: se você comprar castanhas cruas, coloque-as para assar no forno pré-aquecido a 180ºC por aprox 10 minutos, até que comecem a dourar. Depois retire-as do forno e deixe esfriar antes de colocar no processador. Eu compro as minhas castanhas já assadas, então posso pular essa parte.

IMG_7035

PASTA DE CASTANHA DE CAJU E BAUNILHA

  • Porções: 1 pote grande
  • Dificuldade: Fácil
  • Imprimir

Ingredientes

  • 500g de castanha de caju assada sem sal
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha

Modo de preparo

  1. Coloque a castanha de caju no processador e bata por 10-15min, seguindo as instruções de uso do seu aparelho para não queimar o motor. Quando a consistência da pasta já estiver cremosa, acrescente o extrato de baunilha e bata por mais 2 minutos.
  2. Guarde em um recipiente fechado e fora da geladeira.

Use sobre o pão, coloque na sua vitamina, misture com frutas e granola, dissolva em um pouquinho de água e laranja espremida e use para temperar a salada.

E me conte se você inventar outro uso para ela! A pasta pode ficar guardada por várias semanas, mas te garanto que não vai durar tanto tempo!

11 comentários sobre “PASTA DE CASTANHA DE CAJU COM BAUNILHA

    1. oi hadassa! nunca tentei mas imagino que sim, desde que ela seja crua ou assada. inclusive acho que você já economiza uma parte do processo, já que a castanha já vai estar queridinha. se você fizer, depois me conta como ficou! :)

  1. Boa noite Verena. Parabéns pelo site, dedicação e atenção nos comentários. Fiz a pasta em casa e ficou uma delicia. Muito bom mesmo. Você poderia me informar a tabela nutricional desta receita. Obrigado! Murilo

    1. Oi Carol!! Aqui em casa eu faço a cada duas semanas, e nunca azedou. Eu guardo em um pote bem fechado e longe do calor, em uma prateleira bem arejada, do lado de fora. As castanhas não azedam, mas talvez a baunilha, sim. Eu uso um extrato, que é diferente da essência. Será que é isso?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s