BOLOTAS DE AMÊNDOAS E COCO

bolotas de amêndoas e coco

Apresento a vocês… as bolotinhas! Elas são minha carta na manga, minha mão na roda, meu pegou-e-foi. Viagem longa de avião? Bolotinhas na mochila. Trilhas com a família pelo Jalapão? Bolotinhas na bolsa térmica! Picnic no parque? Bolotinhas na cesta. Não foi por acaso que eu escolhi esta para ser a primeira receita do blog.

Eu nem me lembro mais quando foi que ouvi falar delas pela primeira vez. As famosas power balls estão em todos os blogs de culinária que eu leio, em diversas versões. Para criar suas bolotinhas, o céu é o limite.

O que eu mais gosto sobre elas é que são pequenas, ficam prontas em 15min, duram vários dias na geladeira e são práticas de carregar. Além disso, elas alimentam e dão a maior energia e sensação de saciedade. As amêndoas são a base e fornecem fibras, proteína e gordura do bem (saciedade e energia!), as tâmaras dão a liga e funcionam como adoçante natural (mais energia!) e o coco também contém fibras e é aproveitado pelo fígado como fonte de energia rápida.  São a versão caseira e sem conservantes das barrinhas de cereais. Aqui em casa eu faço uma leva a cada 5 ou 6 dias e deixo na geladeira. Antes de sair de casa coloco 3 ou 4 num potinho e levo comigo para o consultório.

É por tudo isso que eu as incluo na minha categoria favorita de receitas: a quebra-desculpas. “Eu não tenho tempo de ficar fazendo lanchinho todo dia antes de sair de casa!”. “Eu bem que gostaria de comer coisas mais saudáveis, mas só uma frutinha de tarde não mata a minha fome”. Tranquilos! As bolotinhas estão aqui para nos salvar.

IMG_6865

Então reserve 15 minutos do seu dia e imagine seu fígado e seu pâncreas abrindo um sorriso diante da perspectiva do lanchinho sem gordura, sem açúcar e sem conservantes que os aguarda para o resto da semana. E depois me conte como ficaram as suas!

Você vai precisar de: 4 ingredientes, um multiprocessador (liquidificador também funciona) e suas mãos.


IMG_6825

IMG_6851

BOLOTAS DE AMÊNDOAS E COCO

  • Porções: 12 bolinhas
  • Dificuldade: Fácil
  • Imprimir

Ingredientes

  • 1/2 xíc de amêndoas (ou outra castanha)
  • 1/2 xíc de tâmaras sem caroço*
  • 1/2 xíc de coco ralado sem açúcar
  • pitada de sal

Modo de preparo

  1. Processe as tâmaras e o coco ralado no multiprocessador** até virarem uma pasta. Reserve.
  2. Processe as amêndoas até virarem uma farinha grossa.
  3. Junte o sal e a pasta de tâmaras com coco à farinha e pulse algumas vezes no processador, tomando cuidado para não processar demais. Se preferir, pule esta etapa.
  4. Coloque a mistura em uma tigela e amasse com as mãos. Forme bolinhas de aprox. 3cm apertando bem para manter a liga. Coloque em um pote com tampa e guarde na geladeira por até 1 semana.

 

* Se a tâmara estiver seca, deixe de molho em água morna por 10min.
** Também é possível fazer esta receita no liquidificador ou com as mãos. Neste caso, pique as tâmara e as amêndoas e misture com os demais ingredientes amassando bastante com as mãos. Forme as bolinhas com essa massa.

2 comentários sobre “BOLOTAS DE AMÊNDOAS E COCO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s